HOME 한국말
ENGLISH NEDERLANDS
ČEŠTINA PORTUGUESE
ITALIAN RUSSIAN

 

PARTE I - DO ÁRABE

ELE É A GLÓRIA DAS GLÓRIAS

Eis o que desceu do reino da glória, proferido pela língua de poder e grandeza e revelado aos Profetas de antanho. Nós lhe tiramos a quinta-essência e a revestimos com a roupagem da brevidade, em sinal de graça aos justos, a fim de que se mantenham fiéis ao Convênio de Deus, cumpram em suas vidas aquilo de que Ele os incumbiu e, no reino do espírito, obtenham a jóia da virtude divina.

Ó FILHO DO ESPÍRITO!

Meu primeiro conselho é este: Possui um coração puro, bondoso e radiante, para que seja tua uma soberania antiga, imperecível e eterna.

Ó FILHO DO HOMEM!

Velado em Meu Ser imemorial e na eternidade antiga de Minha Essência, conheci Meu amor por ti e assim te criei, gravando em ti Minha imagem e revelando-te Minha beleza.

Ó FILHO DO HOMEM!

Amei tua criação, por isso te criei. Ama-Me, pois, para que Eu possa mencionar teu nome, e te inundar a alma com o espírito da vida.

Ó FILHO DO SER!

Ama-Me, a fim de que Eu te possa amar. Se não Me amas, de modo algum pode o Meu amor te atingir. Sabe isto, ó servo!

Ó FILHO DO SER!

Teu Paraíso é o Meu amor; teu lar celestial, a reunião Comigo. Entra nele e não tardes. Isso é o que te foi destinado em Nosso Reino nas alturas e em Nosso excelso domínio.

Ó FILHO DO HOMEM!

Se Me amas, não te prendas a ti mesmo; e se buscas Meu prazer, não consideres o teu próprio; para que tu morras em Mim e Eu possa viver eternamente em ti.

Ó FILHO DO ESPÍRITO!

Nenhuma paz te é destinada, a não ser que renuncies a ti mesmo e te voltes para Mim; porque deves ufanar-te de Meu Nome e não do teu, em Mim pôr tua confiança, e não em ti próprio; pois desejo ser amado Eu só e acima de tudo o que existe.

Ó FILHO DO SER!

Meu amor é Minha fortaleza; quem nela entrar estará salvo e seguro e quem dela se afastar, por certo se desviará e haverá de perecer.

Ó FILHO DA PALAVRA!

Tu és Minha fortaleza; nela entra, para que ali possas habitar em segurança. Meu amor está em ti; conhece-o, a fim de que Me possas encontrar próximo de ti.

Ó FILHO DO SER!

Tu és Minha lâmpada, e Minha luz está em ti. Que obtenhas dela o teu resplendor e não aspires a outro senão a Mim. Pois Eu te criei rico e generosamente derramei sobre ti as Minhas graças.

Ó FILHO DO SER!

Com as mãos do poder, Eu te fiz; com os dedos da potência, Eu te criei; e dentro de ti coloquei a essência de Minha luz. Que estejas contente com isso e nada mais busques, pois é perfeita Minha obra e inexorável Meu mandamento. Não questiones, nem alimentes dúvida sobre isto.

Ó FILHO DO ESPÍRITO!

Eu te criei rico; porque te empobreces? Nobre te fiz; com o que te rebaixas? Da essência da sabedoria, Eu te concedi a existência; por que buscas iluminação de outro, senão de Mim? Da argila do amor, te moldei; como é que te ocupas com outro? Volta teus olhos a ti mesmo, a fim de que, dentro de ti, Me possas encontrar, forte, poderoso, O que subsiste por Si Próprio.

Ó FILHO DO HOMEM!

Tu és Meu domínio, e Meu domínio não perece; por que temes perecer? És Minha luz, e Minha luz jamais se extinguirá; por que receias extinção? És Minha glória, e Minha glória não se esvaece; és Minha vestimenta, e Minha vestimenta jamais se desgastará. Permanece firme, pois, em teu amor por Mim, a fim de que Me possas encontrar no reino de glória.

Ó FILHO DA PALAVRA!

Volve tua face à Minha e renuncia a tudo salvo a Mim, pois Minha soberania perdura e Meu domínio não perece. Se buscares outro que não seja Eu, ainda que procures eternamente no universo, tua busca será em vão.

Ó FILHO DA LUZ!

Esquece-te de tudo, menos de Mim, e comunga com Meu espírito. Eis a essência de Meu mandamento; volve-te, pois, a isso.

Ó FILHO DO HOMEM!

Contenta-te Comigo e não busques outro para teu amparo, pois ninguém, senão Eu, jamais te há de satisfazer.

Ó FILHO DO ESPÍRITO!

Não Me peças o que Nós não te desejamos; que estejas contente com aquilo que ordenamos por amor a ti, pois é o que te será proveitos, se com isto te contentares.

Ó FILHO DA VISÃO MARAVILHOSA!

Insuflei em ti um sopro de Meu próprio Espírito, a fim de que Me pudesses amar. Por que Me abandonaste e quiseste outro, que não Eu, como teu bem-amado?

Ó FILHO DO ESPÍRITO!

Grande é Meu direito sobre ti; não pode ser esquecido. Plena é a graça que te dispenso; não pode ser velada. Meu amor fez em ti seu lar; e não pode ser oculto. Minha luz te está manifesta; jamais se obscurecerá.

Ó FILHO DO HOMEM!

Da árvore da glória refulgente, fiz penderem para teu proveito os mais seletos frutos; por que os desprezaste, contente com aquilo de menor valor? Volta, pois, para o que te é melhor no reino nas alturas.

Ó FILHO DO ESPÍRITO!

Nobre Eu te criei, mas tu te tens rebaixado. Eleva-te, pois, àquilo para que foste criado.

Ó FILHO DO SUPREMO!

Ao eterno, Eu te chamo, mas tu buscas o que perece. Que te afastou de Nosso desejo e te fez buscar o teu próprio?

Ó FILHO DO HOMEM!

Não transponhas teus limites, nem demandes o que não te convém. Prostra-te perante a face de teu Deus, o Senhor de grandeza e poder.

Ó FILHO DO ESPÍRITO!

Não te enalteças acima do pobre, pois Eu o guio em seu caminho, enquanto te vejo em tua lastimável condição e te amaldiçôo para sempre.

Ó FILHO DO SER!

Como pudeste esquecer as tuas próprias faltas e ocupar-te com as alheias? Quem assim fizer, será por Mim abominado.

Ó FILHO DO HOMEM!

Nem sequer sussurres os pecados alheios enquanto tu próprio fores pecador. Fosses tu transgredir este manda-mento, maldito serias, e disso dou testemunho.

Ó FILHO DO ESPÍRITO!

Sabe tu, em verdade: quem exorta os homens a serem justos mas comete, ele mesmo, iniqüidades, não pertence a Mim, ainda que seja chamado por Meu nome.

Ó FILHO DO SER!

Não atribuas a nenhuma alma o que não desejarias que a ti fosse atribuído, nem digas o que não cumpres. É este Meu mandamento a ti; observa-o.

Ó FILHO DO HOMEM!

Não negues a servo Meu se a ti ele algo pedir, porque sua face é Minha face. Sê humilde, pois, diante de Mim.

Ó FILHO DO SER!

Examina-te a ti mesmo, cada dia, antes de seres instado a prestar contas, porque a morte, sem prenúncio, te haverá de sobrevir e serás chamado a responder por teus atos.

Ó FILHO DO SUPREMO!

Fiz da morte a mensageira de teu júbilo. Por que lamentas? A luz, Eu a fiz derramar sobre ti o seu esplendor. Por que te ocultas diante deste esplendor?

Ó FILHO DO ESPÍRITO!

Com as jubilosas novas de luz, Eu te saúdo: exulta! À corte da santidade, Eu te chamo; ali permanece, a fim de poderes viver em paz para todo o sempre.

Ó FILHO DO ESPÍRITO!

O espírito da santidade traz as boas-novas da reunião; por que lamentas? O espírito do poder te confirma em Sua causa; por que te ocultas? A luz de Seu semblante te guia; como te podes desviar?

Ó FILHO DO HOMEM!

Não te entristeças salvo por te encontrares longe de Nós; nem exultes, a menos que te estejas aproximando, de regresso a Nós.

Ó FILHO DO HOMEM!

Regozija-te no enlevo de teu coração, a fim de seres digno de estar em Minha Presença e de espelhar Minha beleza.

Ó FILHO DO HOMEM!

Não te dispas de Minha bela vestimenta, nem percas teu quinhão de Minha fonte maravilhosa, a fim de não teres sede para todo o sempre.

Ó FILHO DO SER!

Prossegue em Minhas leis, por amor a Mim, e renuncia ao que tu desejas, se aspiras a Meu prazer.

Ó FILHO DO HOMEM!

Não descuides de Meus mandamentos, se amas a Minha beleza, nem te esqueças de Meus conselhos, se quiseres alcançar Meu beneplácito.

Ó FILHO DO HOMEM!

Fosses tu percorrer a imensidão do espaço e atravessar a extensão do céu, nem assim encontrarias repouso, salvo em submissão a Nosso mandamento e em humildade perante a Nossa Face.

Ó FILHO DO HOMEM!

Exalta Minha causa, para que Eu possa revelar a ti os mistérios de Minha grandeza e fazer brilhar sobre ti a luz da eternidade.

Ó FILHO DO HOMEM!

Humilha-te perante Mim, para que Eu, por Minha graça, te possa visitar. Levanta-te para o triunfo de Minha causa, a fim de que tu, enquanto ainda na terra, alcances a vitória.

Ó FILHO DO SER!

Faze menção de Mim em Minha terra, para que Eu, em Meu céu, possa Me lembrar de ti; assim os Meus olhos e os teus acharão consolo.

Ó FILHO DO TRONO!

Teu ouvido é Meu ouvido; que ouças com ele. Tua vista é Minha vista; com ela deves tu ver, para que, no imo de tua alma, possas testemunhar Minha santidade sublime e Eu, dentro de Mim mesmo, te possa atestar uma posição excelsa.

Ó FILHO DO SER!

Busca a morte de mártir em Minha senda, satisfeito com Meu prazer e grato por aquilo que Eu ordeno, para que Comigo possas repousar, sob o dossel da majestade, atrás do tabernáculo da glória.

Ó FILHO DO HOMEM!

Pondera e reflete. Será teu desejo morrer sobre o teu leito, ou derramar teu sangue vital sobre o pó, como mártir em Meu caminho, tornando-te assim a manifestação de Meu mandamento e o revelador de Minha luz no mais alto paraíso? Julga bem, ó servo!

Ó FILHO DO HOMEM!

Por Minha beleza! Maior é, a Meu ver, tingires o teu cabelo com teu sangue, do que a criação do universo e da luz de ambos os mundos. Esforça-te, pois, por atingir isto, ó servo!

Ó FILHO DO HOMEM!

Para tudo há um sinal. O sinal do amor é constância sob Meu decreto e paciência em Minhas provações.

Ó FILHO DO HOMEM!

Quem ama verdadeiramente, anseia pela tribulação, assim como o rebelde pela clemência, e o pecador, pela misericórdia.

Ó FILHO DO HOMEM!

Se a adversidade não te sobrevier em Meu caminho, como poderás andar nas veredas dos que se contentam com Meu beneplácito? Se provações não te afligirem no teu anseio por Minha Presença, de que modo atingirás a luz em teu amor à Minha beleza?

Ó FILHO DO HOMEM!

Minha calamidade é Minha providência; exteriormente, é fogo e vingança, mas, interiormente, é luz e misericórdia. Apressa-te para ela, a fim de que venhas a ser uma luz eterna e um espírito imortal. É este o Meu mandamento a ti; observa-o.

Ó FILHO DO HOMEM!

Se a prosperidade te vier, não exultes, e se fores atingido pela humilhação, não lamentes, pois ambas haverão de passar e não mais existir.

Ó FILHO DO SER!

Se a pobreza te alcançar, não te entristeças, pois, no devido tempo, o Senhor da riqueza haverá de te visitar. Não receies a humilhação, porque a glória, algum dia, virá a repousar sobre Ti.

Ó FILHO DO SER!

Se teu coração anseia por este domínio eterno, imperecível, por esta vida antiga e imortal, abandona a soberania efêmera e fugaz.

Ó FILHO DO SER!

Não te ocupes com esse mundo, pois com o fogo experimentamos o ouro e com o ouro pomos à prova os Nossos servos.

Ó FILHO DO HOMEM!

Tu queres o ouro, e Eu desejo que dele te livres. Tu te julgas rico por possuí-lo, e Eu reconheço tua riqueza em estares santificado acima dele. Por Minha vida! É este Meu conhecimento; aquilo, tua fantasia; como pode Minha vontade estar em harmonia com a tua?

Ó FILHO DO HOMEM!

Doa Minha riqueza a Meus pobres, para que, no céu, possas participar de bens cujo esplendor não se esvai, de tesouros de glória imperecível. Mas por Minha vida! Oferecer tua alma é coisa mais gloriosa, pudesses tu apenas ver com Meus olhos.

Ó FILHO DO HOMEM!

O templo do ser é Meu trono; purifica-o de todas as coisas, a fim de que nele Eu possa Me estabelecer e nele habitar.

Ó FILHO DO SER!

Teu coração é Meu lar; santifica-o para Minha descida. Teu espírito é a sede de Minha revelação; purifica-o, para que nele Eu Me possa manifestar.

Ó FILHO DO HOMEM!

Põe tua mão em Meu coração, para que Eu Me possa erguer acima de ti, radiante e esplendoroso.

Ó FILHO DO HOMEM!

Ascende ao Meu céu, a fim de que possas atingir o êxtase da reunião e, do cálice da glória imperecível, sorver o vinho sem igual.

Ó FILHO DO HOMEM!

São muitos os dias que por ti passaram enquanto te ocupavas com tuas fantasias e vãs imaginações. Quanto tempo haverás de permanecer sonolento em teu leito? Levanta tua cabeça do sono, pois o Sol já subiu ao zênite; talvez faça brilhar sobre ti a luz da beleza.

Ó FILHO DO HOMEM!

A luz brilhou sobre ti do horizonte do Monte sagrado e, no Sinai de teu coração, o espírito da iluminação insuflou-se. Livra-te, pois, dos véus das vãs fantasias e entra em Minha corte, a fim de estares preparado para a vida eterna e digno de Me encontrar. Assim a morte não te poderá atingir, nem a lassitude, nem a tribulação.

Ó FILHO DO HOMEM!

Minha eternidade é Minha criação; para ti a criei. Faze-a a vestimenta de teu templo. Minha unidade é obra de Minhas mãos: elaborei-a para teu bem. Adorna-te com ela, a fim de que sejas, por toda a eternidade, a revelação de Meu ser imortal.

Ó FILHO DO HOMEM!

Minha majestade é Meu dom a ti; Minha grandeza, o sinal da misericórdia que te concedo. O que Me é digno ninguém haverá de compreender nem pessoa alguma relatar. Verdadeiramente, Eu o preservei em Meus relicários ocultos e nos tesouros de Meus mandamentos, em sinal de Minha misericórdia a Meus servos e de Minha graça a Meu povo.

Ó FILHOS DA ESSÊNCIA DIVINA E INVISÍVEL!

Sereis impedidos de Me amar, e as almas serão perturbadas ao fazer menção de Mim. Pois as mentes não Me podem abranger, nem os corações Me conter.

Ó FILHO DA BELEZA!

Por Meu espírito e Meu favor! Por Minha misericórdia e Minha beleza! Tudo o que tenho revelado a ti com a língua do poder e escrito a ti com a pena da grandeza, estava de acordo com tua capacidade e compreensão, e não com Meu estado e a melodia de Minha voz.

Ó FILHOS DOS HOMENS!

Não sabeis por que Nós vos criamos a todos do mesmo pó? A fim de que ninguém se enaltecesse acima dos outros. Ponderai no coração, em todos os tempos, de que modo fostes criados. Já que vos criamos a todos da mesma substância, deveis ser como uma só alma, andando com os mesmos pés, alimentando-vos com a mesma boca e habitando na mesma terra, a fim de que, do imo de vosso ser, através de vossas ações, se manifestem os sinais da unidade e a essência do desprendimento. É esse o Meu conselho a vós, ó assembléia de luz! Atentai a esse conselho, para que possais obter, da árvore de glória maravilhosa, o fruto da santidade.

Ó VÓS, FILHOS DO ESPÍRITO!

Sois Meu tesouro, pois em vós entesourei as pérolas de Meus mistérios e as jóias de Meu conhecimento. Guardai-as dos estranhos entre os Meus servos e dos ímpios em meio a Meu povo.

Ó FILHO DE QUEM SE MANTEVE POR SUA PRÓPRIA ENTIDADE NO REINO DE SEU PRÓPRIO SER!

Sabe tu que sobre ti soprei todas as fragrâncias da santidade e te revelei plenamente Minha palavra, que através de ti aperfeiçoei Minha graça, desejando-te o que desejo para Mim mesmo. Que estejas contente, pois, com Minha vontade e grato a Mim.

Ó FILHO DO HOMEM!

Escreve tu, na tábua de teu espírito, com a tinta de luz, tudo o que te temos revelado. Se isto não estiver a teu alcance, faze a tinta, então, da essência de teu coração. Se isso não puderes fazer, escreve, pois, com aquela tinta carmesim que foi derramada em Meu caminho. Esta Me é mais doce, em verdade, do que tudo mais; que para sempre dure a sua luz.

Ó FILHO DE QUEM SE MANTEVE POR SUA PRÓPRIA ENTIDADE NO REINO DE SEU PRÓPRIO SER!

Sabe tu que sobre ti soprei todas as fragrâncias da santidade e te revelei plenamente Minha palavra, que através de ti aperfeiçoei Minha graça, desejando-te o que desejo para Mim mesmo. Que estejas contente, pois, com Minha vontade e grato a Mim.

Ó FILHO DO HOMEM!

Escreve tu, na tábua de teu espírito, com a tinta de luz, tudo o que te temos revelado. Se isto não estiver a teu alcance, faze a tinta, então, da essência de teu coração. Se isso não puderes fazer, escreve, pois, com aquela tinta carmesim que foi derramada em Meu caminho. Esta Me é mais doce, em verdade, do que tudo mais; que para sempre dure a sua luz.

 

PARTE II - DO PERSA